Mostrando pesquisa para: Todas as localidades

NovoRapid Flexpen – 100U/mL, caixa com 5 carpules com 3mL de solução de uso subcutâneo + 5 sistemas de aplicação

Início Medicamentos Diabetes Insulina Asparte NovoRapid Flexpen - 100U/mL, caixa com 5 carpules com 3mL de solução de uso subcutâneo + 5 sistemas de aplicação

Este medicamento é indicado para o tratamento de diabetes mellitus. Como o NovoRapid funciona? NovoRapid® é uma insulina moderna (insulina análoga) de ação ultra-rápida. Insulinas modernas são versões aprimoradas da insulina humana. Diabetes mellitus é uma doença na qual seu organismo não produz insulina suficiente para controlar o nível de...

Leia mais...
Fabricante: Novo Nordisk
Tipo do Medicamento: New
Princípio Ativo: Insulina Asparte
Necessita de Receita: Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
45.00
Logo da empresa
R$ 45,00

Entregamos na sua região com melhor preço , prazo e de forma simples . Clique abaixo e fale conosco!

Este medicamento é indicado para o tratamento de diabetes mellitus.

Como o NovoRapid funciona?

NovoRapid® é uma insulina moderna (insulina análoga) de ação ultra-rápida. Insulinas modernas são versões aprimoradas da insulina humana.

Diabetes mellitus é uma doença na qual seu organismo não produz insulina suficiente para controlar o nível de açúcar no sangue. NovoRapid® é usado para tratar diabetes mellitus em adultos, adolescentes e crianças (a partir de 1 ano de idade). NovoRapid® começará a reduzir seu nível de açúcar no sangue entre 10 e 20 minutos após a injeção; atinge seu efeito máximo entre 1 e 3 horas, com duração de efeito de 3 a 5 horas.

Devido a esta ação curta, NovoRapid® normalmente deverá ser utilizado em associação com uma insulina de ação intermediária ou de ação prolongada.

Não use NovoRapid®:

  • Se você é alérgico (hipersensível) à insulina asparte ou a qualquer um dos componentes de NovoRapid®;
  • Se você sentir sintomas de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue);
  • Se não foi armazenado corretamente ou se foi congelado;
  • Se a insulina não estiver límpida e incolor.

Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade.

Exclusivo Sistema de aplicação/Carpule: Se o carpule ou o sistema de aplicação contendo o carpule foi derrubado, danificado ou amassado.

Exclusivo Frasco-ampola: Se a tampa protetora estiver solta ou faltando. Cada frasco-ampola tem uma tampa protetora plástica a prova de adulteração. Se ela não estiver em perfeitas condições quando você adquirir o frasco, devolva-o ao seu fornecedor.

Sistema de aplicação

NovoRapid® é para injeção sob a pele (via subcutânea). Nunca injete sua insulina diretamente na veia ou no músculo (via intramuscular).

Sempre alterne os locais em que você injeta, dentro da mesma região, para diminuir o risco de formação de caroços ou lesões na pele.

Os melhores lugares para você se aplicar são: a parte da frente da sua cintura (abdômen), a parte superior dos braços, parte da frente das suas coxas ou os glúteos. A insulina agirá mais rapidamente se for injetada na parte da frente da sua cintura. Você deve medir seu nível de açúcar no sangue regularmente.

Converse com seu médico ou enfermeiro sobre sua dose de insulina. Certifique-se de que você utiliza NovoRapid® FlexPen® identificado por cor como seu médico recomendou e siga suas orientações com cuidado. Se o seu médico trocou seu tipo ou marca de insulina para outra, a sua dose poderá necessitar de ajustes feitos por ele. Não mude a sua insulina, a menos que o seu médico indique.

Faça uma refeição ou um lanche contendo carboidratos dentro de 10 minutos após a injeção para evitar hipoglicemia. NovoRapid® é geralmente administrado imediatamente antes da refeição. Quando necessário, NovoRapid® pode ser usado logo após a refeição.

Leia as instruções de como utilizar NovoRapid® FlexPen® abaixo.

Instruções de como utilizar NovoRapid® FlexPen®

Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid® FlexPen®.

Se você não seguir cuidadosamente as instruções de uso, você poderá injetar uma dose muito alta ou muito baixa de insulina, o que pode levar a um aumento ou uma diminuição excessiva do nível de açúcar no sangue.

NovoRapid® FlexPen® é um sistema de aplicação de insulina preenchido que permite ajuste de dose. Doses de 1 a 60 unidades, em incrementos de 1 unidade, podem ser selecionadas.

Como medida de prevenção, sempre carregue um sistema de aplicação de insulina reserva no caso de perder ou danificar seu NovoRapid® FlexPen®.

Cuidando de sua FlexPen®

Sua FlexPen® deve ser manuseada com cuidado.

Se ela for derrubada, danificada ou quebrada, há riscos de vazamento de insulina. Isto pode causar imprecisão na dose, o que pode levar ao aumento ou à diminuição excessiva do nível de açúcar no sangue.

Você pode limpar a parte externa de sua FlexPen® utilizando algodão umedecido em álcool. Não a deixe de molho, nem lave ou lubrifique, pois pode danificar a caneta.

Não preencha sua FlexPen® novamente.

Preparando seu NovoRapid® FlexPen®

Verifique o nome e a cor rótulo de sua caneta para ter certeza de que ela contém o tipo correto de insulina.

Isso é especialmente importante se você utiliza mais de um tipo de insulina. Se você selecionar e injetar o tipo errado, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar ou diminuir muito.

  1. Retire a tampa.

  1. Remova o selo protetor de uma agulha descartável nova. Rosqueie a agulha direto e firmemente em NovoRapid® FlexPen®.

  1. Retire a tampa externa da agulha e guarde-a para ser utilizada depois.

  1. Retire a tampa interna da agulha e descarte-a. Nunca tente recolocar a tampa interna da agulha uma vez retirada. Você pode se machucar com a agulha.

 Use sempre uma agulha nova para cada aplicação. Isso reduz o risco de contaminação, infecção, vazamento de insulina, bloqueio de agulhas e imprecisão de dose.

 Cuidado para não entortar ou danificar a agulha antes do uso.

Checando o fluxo de insulina

Antes de cada injeção, pequenas quantidades de ar podem ser acumuladas no carpule durante o uso normal.

Para evitar a injeção de ar e ter certeza da dosagem adequada:
  1. Gire o seletor de dose para 2 unidades.

  1. Segure NovoRapid® FlexPen® com a agulha apontada para cima e bata levemente com o dedo no carpule algumas vezes para fazer com que qualquer bolha de ar vá para o topo do carpule.

  1. Mantendo a agulha para cima, pressione o botão injetor completamente. O seletor de dose retorna a 0 (zero). Uma gota de insulina deve aparecer na ponta da agulha. Se não, troque a agulha e repita o procedimento não mais do que 6 vezes. Se uma gota de insulina ainda não aparecer, o sistema de aplicação está com defeito, e não deve ser usado.

 Certifique-se sempre de que a gota apareça na ponta da agulha antes de injetar. Isso garante o fluxo de insulina. Se nenhuma gota aparecer, a insulina não será aplicada, mesmo que o contador de dose possa mover-se. Isso pode indicar agulha bloqueada ou danificada.

 Verifique sempre o fluxo de insulina antes de injetar. Se o fluxo não for verificado, uma dose muito baixa ou nenhuma dose de insulina pode ser injetada. Isso pode levar ao aumento do nível de açúcar no sangue.

Selecionando a dose

Verifique se o seletor de dose está zerado.

  1. Gire o seletor de dose para selecionar o número de unidades que você necessita injetar. A dose pode ser corrigida para mais ou para menos, girando o seletor de dose em qualquer direção. Ao girar o seletor, cuidado para não pressionar o botão injetor, pois a insulina poderá sair. Uma dose maior do que o número de unidades disponíveis no carpule não pode ser selecionada.

 Use sempre o contador de dose e o indicador de dose para ver quantas unidades você selecionou antes de injetar a insulina.

 Não conte pelos cliques do sistema de aplicação. Se você selecionar e injetar a dose errada, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar ou diminuir muito.

Não use a escala residual, ela apenas mostra aproximadamente a quantidade restante de insulina em sua caneta.

Fazendo a aplicação

Insira a agulha na pele. Utilize a técnica de injeção indicada pelo seu médico ou enfermeiro.

  1. Injete a dose pressionando o botão injetor completamente até que o 0 (zero) se alinhe ao indicador. Certifique-se de apertar o botão injetor somente quando estiver efetuando a injeção. Girar o seletor de dose não injetará insulina.

  1. Mantenha o botão injetor totalmente pressionado e a agulha sob a pele por pelo menos 6 segundos. Isto garantirá a aplicação da dose total. Retire a agulha da pele e em seguida, solte o botão injetor. Certifique-se de que o seletor de dose retornou a 0 (zero) após a injeção. Se o seletor de dose parar antes de retornar a 0 (zero), a dose não terá sido aplicada por inteiro, o que pode resultar no aumento de açúcar no sangue.

  1. Leve a agulha para dentro da tampa externa sem tocar na tampa. Quando a agulha estiver tampada, cuidadosamente pressione a tampa grande externa completamente e desenrosque a agulha. Descarte-a cuidadosamente e coloque a tampa da caneta no sistema de aplicação.

 Sempre remova a agulha após cada injeção e guarde seu NovoRapid® FlexPen® sem a agulha rosqueada. Isso reduz o risco de contaminação, infecção, vazamento de insulina, bloqueio da agulha e imprecisão de dose.

Informações adicionais

 Cuidadores devem ser cautelosos para manusear agulhas usadas para reduzir o risco de perfurações e infecção cruzada.

 Descarte seu NovoRapid® FlexPen® usado cuidadosamente sem a agulha rosqueada.

 As agulhas não devem ser compartilhadas. Isso pode levar a infecção cruzada.

 NovoRapid® FlexPen® não deve ser compartilhado. Sua medicação pode ser prejudicial à saúde de outras pessoas.

​​​​​​​ Mantenha sempre seu dispositivo e agulhas fora do alcance de outras pessoas, especialmente crianças.

Exclusivo Solução injetável com 1 ou 5 sistemas de aplicação

NovoRapid® FlexPen® é um sistema de aplicação preenchido desenvolvido para ser usado com agulhas descartáveis de até 8mm. NovoRapid® FlexPen® foi desenvolvido para ser usado com agulhas descartáveis NovoFine®.

Frasco-ampola

Se você utiliza apenas um tipo de insulina:

  1. Aspire para a seringa um volume de ar igual à dose de insulina que você vai injetar. Injete o ar dentro do frasco-ampola;
  2. Vire o frasco-ampola e a seringa de cabeça para baixo e aspire a dose correta de insulina para a seringa. Retire a agulha do frasco-ampola. A seguir retire o ar da seringa e verifique se a dose está correta.

Se você precisa misturar dois tipos de insulina:

  1. Antes de usar, role a insulina NPH entre as mãos até que o líquido esteja uniformemente branco e opaco.
  2. Coloque na seringa a mesma quantidade de ar que a dose da insulina NPH. Injete o ar no frasco contendo a insulina NPH e retire a agulha.
  3. Coloque na seringa a mesma quantidade de ar que a dose de NovoRapid®. Injete o ar no frasco contendo NovoRapid®. Coloque o frasco e a seringa de cabeça para baixo e retire a dose prescrita de NovoRapid®. Retire o ar da seringa e verifique se a dose está correta.
  4. Insira a agulha no frasco da insulina NPH, vire o frasco para e a seringa ao de cabeça para baixo e retire a dose prescrita. Retire o ar da seringa e verifique a dose. Injete a mistura imediatamente.
  5. Misture sempre NovoRapid® e a insulina NPH na mesma sequência.

Siga as instruções dadas pelo seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Como aplicar esta insulina:

  1. Injete a insulina sob a pele. Use a técnica de injeção recomendada por seu médico ou enfermeiro.
  2. Mantenha a agulha sob a pele durante pelo menos 6 segundos para certificar-se de que a dose completa foi aplicada.

Para uso em sistema de bomba de infusão

NovoRapid® nunca deve ser misturado com um outro tipo de insulina quando usado em bomba de infusão.

Siga as instruções e recomendações do seu médico sobre o uso de NovoRapid® em uma bomba de infusão.

  • Antes de utilizar NovoRapid® na bomba de infusão você deve ter recebido instruções amplas de uso e informações sobre quaisquer ações a serem tomadas em caso de doença, taxas muito altas ou muito baixas de açúcar no sangue ou falha do sistema de bomba;
  • Antes de inserir a agulha, utilize água e sabão para lavar suas mãos e a pele onde a agulha será inserida, a fim de evitar qualquer infecção no local da infusão;
  • Quando você estiver preenchendo um novo reservatório, certifique-se de não deixar bolhas grandes de ar no interior da seringa ou do cateter;
  • A troca do conjunto de infusão (cateter e agulha) deve ser realizada de acordo com as instruções fornecidas com o conjunto de infusão.

Para se obter o benefício da infusão de insulina, e para detectar um possível mau funcionamento da bomba de insulina, é recomendável que você meça o seu nível de açúcar no sangue regularmente.

O que fazer no caso do sistema de bomba falhar

Você sempre deve ter uma insulina alternativa disponível para injeção sob a pele no caso do sistema de bomba de infusão falhar.

NovoRapid® é para injeção sob a pele (via subcutânea) ou por meio de sistema de bomba para infusão de insulina. NovoRapid® também pode ser administrado diretamente na veia (via intravenosa) por profissionais de saúde. Nunca injete a insulina diretamente no músculo (via intramuscular).

Sempre alterne os locais em que você injeta, dentro da mesma região, para diminuir o risco de formação de caroços ou lesões na pele.

Os melhores lugares para você se aplicar são: a parte da frente da sua cintura (abdômen), a parte superior dos braços, parte da frente das suas coxas ou os glúteos. A insulina agirá mais rapidamente se for injetada na parte da frente da sua cintura. Você deve medir seu nível de açúcar no sangue regularmente.

A insulina NPH (Neutral Protamine Hagedorn) é o único tipo de insulina que pode ser misturada com NovoRapid® e a mistura deve injetada imediatamente sob a pele (via subcutânea). NovoRapid® deve ser aspirado para a seringa antes de aspirar a sua insulina NPH.

Carpule

NovoRapid® é para injeção sob a pele (via subcutânea). Nunca injete sua insulina diretamente na veia ou no músculo (via intramuscular).

Sempre alterne os locais em que você injeta, dentro da mesma região, para diminuir o risco de formação de caroços ou lesões na pele.

Os melhores lugares para você se aplicar são: a parte da frente da sua cintura (abdômen), a parte superior dos braços, parte da frente das suas coxas ou os glúteos. A insulina agirá mais rapidamente se for injetada na parte da frente da sua cintura. Você deve medir seu nível de açúcar no sangue regularmente.

Como aplicar esta insulina:

  1. Injete a insulina sob a pele. Use a técnica de injeção recomendada pelo seu médico ou enfermeiro e descrita no manual do seu sistema de aplicação.
  2. Mantenha a agulha sob a pele durante pelo menos 6 segundos. Mantenha o botão injetor totalmente pressionado até que a agulha tenha sido retirada da pele. Isto garantirá a aplicação correta e impedirá o fluxo de sangue para dentro da agulha ou do carpule.
  3. Após cada injeção, não se esqueça de remover e descartar a agulha e guarde NovoRapid® sem a agulha rosqueada. Caso contrário, o líquido pode vazar o que pode causar doses imprecisas.

Não preencha o carpule novamente.

NovoRapid® Penfill® foi desenvolvido para ser utilizado com sistemas de aplicação de insulina da Novo Nordisk e agulhas descartáveis Novofine®. Se você é tratado com NovoRapid® Penfill® e outra insulina em carpule, você deve usar dois sistemas de aplicação, um para cada tipo de insulina.

Como medida de prevenção, sempre leve com você um sistema de aplicação de insulina reserva, caso seu NovoRapid® Penfill® seja perdido ou danificado.

Converse com seu médico ou enfermeiro sobre sua dose de insulina. Certifique-se de que você utiliza NovoRapid® Penfill® conforme seu médico recomendou e siga suas orientações com cuidado. Se o seu médico trocou seu tipo ou marca de insulina para outra, a sua dose poderá necessitar de ajustes feitos por ele.

Não mude a sua insulina, a menos que o seu médico indique.

Faça uma refeição ou um lanche contendo carboidratos dentro de 10 minutos após a injeção para evitar hipoglicemia. NovoRapid® é geralmente administrado imediatamente antes da refeição. Quando necessário, NovoRapid® pode ser usado logo após a refeição.

Posologia do NovoRapid

NovoRapid® apresenta início de ação mais rápido e com menor duração da ação do que a insulina humana regular. Devido ao início de ação mais rápido, NovoRapid® deve ser usado imediatamente antes da refeição ou quando necessário logo após a refeição. Devido à menor duração de ação, NovoRapid® apresenta um menor risco de causar episódios de hipoglicemia noturna. A dose de NovoRapid® é individual e determinada de acordo com as necessidades do paciente. Normalmente, deve ser utilizado em associação com uma insulina de ação intermediária ou de ação prolongada utilizada pelo menos uma vez ao dia. A necessidade individual de insulina em adultos e crianças está normalmente entre 0,5 e 1,0 U/kg/dia. Em um tratamento de regime basal-bolus, 50 a 70% da insulina necessária pode ser fornecida por NovoRapid® e o restante por insulina de ação intermediária ou de ação prolongada.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o NovoRapid?

Se você se esquecer de aplicar sua insulina, a sua glicemia pode aumentar muito. Isso é chamado de hiperglicemia.

Isto também pode acontecer:

  • Se você tomar repetidamente menos insulina do que o necessário;
  • Se você tiver uma infecção ou febre;
  • Se você comer mais do que o habitual;
  • Se você se exercitar menos do que o usual.

Os sinais de alerta aparecem gradualmente. Eles incluem: aumento da micção, sede, falta de apetite, malestar (náuseas ou vômitos), sonolência ou fadiga, pele seca e corada, boca seca e hálito com cheiro de fruta (acetona). Se você sentir qualquer um desses sintomas, meça seu açúcar no sangue, teste sua urina para detectar cetonas, se possível, e procure auxílio médico imediatamente. Estes sinais podem indicar uma condição séria chamada cetoacidose diabética (acúmulo de ácido no sangue, pois o organismo está utilizando gordura ao invés de açúcar) que, se não for tratada, pode resultar em coma diabético e consequentemente morte.

Se você apresentar qualquer um desses sinais, teste seu nível de açúcar no sangue, se possível teste sua urina para cetonas, e procure orientação médica imediatamente.

Se você parar de usar sua insulina

Isto pode levar a hiperglicemia grave (nível de açúcar no sangue muito alto) e cetoacidose. Não pare de usar sua insulina sem conversar com seu médico, ele lhe dirá o que é necessário fazer.

Em caso de dúvidas, procure a orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Leia toda a bula com atenção antes de começar a usar este medicamento.

Mantenha esta bula com você. Você pode precisar lê-la novamente.

Se você tiver dúvidas adicionais, pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Este medicamento foi prescrito para você. Não o dê para outras pessoas, pois poderá causar danos até mesmo se os sintomas forem semelhantes aos seus.

Se qualquer efeito colateral ficar sério, ou se você notar qualquer efeito colateral não mencionado nesta bula, consulte seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Antes de usar NovoRapid®:

  • Verifique o rótulo para ter certeza de que é o tipo correto de insulina;
  • Use sempre uma agulha nova para cada injeção para evitar contaminação.

Exclusivo Sistema de aplicação: As agulhas e NovoRapid® FlexPen® e não devem ser compartilhados.

Exclusivo carpule: Sempre verifique o carpule, incluindo o êmbolo de borracha. Não o utilize se estiver danificado ou se houver um espaço entre o êmbolo de borracha e a faixa branca do rótulo. Devolva-o ao seu fornecedor. Veja o manual de instruções de seu sistema de aplicação para mais informações; As agulhas e NovoRapid® Penfill® não devem ser compartilhados.

Tenha cuidado especial ao usar NovoRapid®:

  • Se você tiver problema nos rins ou fígado, ou com suas glândulas suprarrenais, hipófise ou tireoide;
  • Se você se exercitar mais do que o usual ou se você quiser alterar sua alimentação habitual, já que isso pode afetar seu nível de açúcar no sangue;
  • Se você estiver doente: continue usando sua insulina e consulte seu médico;
  • Se você for viajar para o exterior: viajar por zonas de fuso horário diferentes pode afetar sua necessidade de insulina e o horário de suas aplicações. Consulte seu médico se você está planejando viajar.

Crianças

NovoRapid® pode ser usado em crianças a partir de 1 ano de idade preferencialmente à insulina humana regular, quando for necessário um início de ação rápido. Por exemplo, quando é difícil definir a dosagem para a criança em relação ao tamanho das refeições, antes delas serem finalizadas.

Gravidez e Amamentação

Consulte seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer medicamento.

Se você está grávida, planejando engravidar ou amamentando, procure seu médico para orientação.

NovoRapid® pode ser usado durante a gravidez e a amamentação. Sua dose de insulina poderá ser ajustada durante a gravidez e após o parto. O controle cuidadoso do diabetes, principalmente a prevenção da hipoglicemia, é importante para a saúde do seu bebê.

Se você está grávida não pare de usar sua insulina e procure orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

Dirigindo e usando máquinas

Se seu nível de açúcar no sangue estiver baixo ou alto, sua concentração e capacidade de reagir podem ser afetadas e, portanto, a sua habilidade para dirigir ou operar máquinas também. Tenha em mente que isto pode por você ou os outros em risco.

Pergunte ao seu médico se você pode dirigir um carro:

  • Se você tem hipoglicemias frequentemente;
  • Se você tem dificuldade em reconhecer uma hipoglicemia.

NovoRapid® apresenta um efeito rápido, porém, se ocorrer hipoglicemia, ela pode se instalar logo após a aplicação, quando comparado à insulina humana regular.

Este medicamento pode causar doping.

Assim como qualquer medicamento, NovoRapid® pode causar efeitos colaterais, embora nem todos os pacientes os apresentem.

Os efeitos colaterais podem ocorrer com certas frequências, que são definidas como:

  • Muito comum: ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento;
  • Incomum: ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento;
  • Raro: ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento;
  • Muito raro: ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento.

Reação muito comum:

  • Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia). Veja a advertência em “Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Novorapid maior do que a recomendada?”.

Reação incomum:

  • Sinais de alergia: podem ocorrer reações (dor, vermelhidão, urticária, inflamação, inchaço e coceira) no local da injeção (reações alérgicas locais). Estes sinais geralmente desaparecem após algumas semanas de tratamento. Se não desaparecerem, consulte seu médico.

Consulte seu médico imediatamente:

  • Se os sinais de alergia se espalharem para outras partes do seu corpo;
  • Se você repentinamente se sentir indisposto, começar a transpirar, sentir mal-estar (vômito), tiver dificuldade para respirar, tiver batimentos cardíacos rápidos, sentir-se tonto;
  • Distúrbios visuais: quando você inicia o tratamento com insulina, você pode ter alterações de visão, porém a reação é, geralmente, passageira;
  • Alterações no local da injeção (lipodistrofia): o tecido gorduroso sob a pele no local de aplicação pode atrofiar (lipoatrofia) ou aumentar (lipohipertrofia). Alternar o local da injeção em cada aplicação diminui o risco de desenvolvimento destas alterações na pele. Se você observar marcas ou espessamento da pele no local da injeção, informe seu médico ou enfermeiro. Estas reações podem agravar-se ou podem alterar a absorção da insulina se você injetar nesse local;
  • Inchaço das articulações: Quando você inicia o tratamento com insulina, a retenção de água pode causar inchaço dos tornozelos e outras articulações. Geralmente, isso desaparece logo;
  • Retinopatia diabética (uma doença dos olhos relacionada ao diabetes que pode levar a perda da visão): Se você tem retinopatia diabética e sua glicemia melhorou muito rápido, a retinopatia pode piorar. Consulte seu médico.

Reação rara:

  • Neuropatia dolorosa (dor devido à lesão no nervo, associada ao diabetes): se o seu nível de glicose (açúcar) no sangue melhorar muito rapidamente, você pode sentir dor. Isto é chamado neuropatia dolorosa aguda e é, geralmente, passageira.

Reação muito rara:

  • Reação alérgica grave a NovoRapid® ou a um de seus componentes (chamada de reação alérgica sistêmica).

Se algum dos efeitos colaterais se agravar ou se você perceber quaisquer efeitos colaterais não mencionados nesta bula, informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do NovoRapid

Se você tem função reduzida dos rins ou do fígado, ou se você tem mais de 65 anos, você deve verificar seu nível de açúcar no sangue mais regularmente e conversar com seu médico sobre alterações na sua dose de insulina.

Cada mL da solução contém:

100 U de insulina asparte (equivalente a 3,5 mg).

Excipientes: glicerol, fenol, metacresol, cloreto de zinco, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico dihidratado, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água para injetáveis.

Exclusivo Sistema de aplicação

Cada sistema de aplicação preenchido de NovoRapid® FlexPen® contém 3 mL de solução injetável, correspondente a 300 U de insulina asparte obtida por tecnologia do DNA recombinante.

Exclusivo Frasco-ampola

O frasco-ampola contém 10 mL de solução injetável, correspondente a 1000 U de insulina asparte obtida por tecnologia do DNA recombinante.

Exclusivo Carpule

Cada carpule contém 3 mL de solução injetável, correspondente a 300 U de insulina asparte obtida por tecnologia do DNA recombinante.

Apresentação do NovoRapid

Solução injetável – insulina asparte, 100 U/mL:

  • Embalagem contendo 1 ou 5 sistema(s) de aplicação preenchido(s) NovoRapid® FlexPen® com 3 mL;
  • Embalagem contendo 5 sistemas de aplicação preenchidos NovoRapid® FlexPen®, cada um com 3 mL;
  • Embalagem contendo 1 frasco-ampola, com 10 mL;
  • Embalagem contendo 5 carpules, cada um com 3 mL.

Via subcutânea.

Uso adulto e pediátrico acima de 1 ano.

Se você usar insulina em excesso, seu açúcar no sangue pode ficar muito baixo (isto é chamado de hipoglicemia ou hipo).

Isto também pode acontecer:

  • Se você comer muito pouco ou não fizer uma refeição;
  • Se você fizer mais exercícios que o habitual.

Os sinais de alerta de uma hipoglicemia podem aparecer de repente e podem incluir:

Suor frio, pele fria e pálida, dor de cabeça, batimentos cardíacos rápidos, mal-estar, fome excessiva, alterações temporárias na visão, sonolência, cansaço e fraqueza incomuns, nervosismo ou tremor, ansiedade, confusão mental e dificuldade de concentração.

Se você sentir sinais de hipoglicemia:

Coma um alimento açucarado e então meça seu açúcar no sangue.

Se o seu nível de açúcar no sangue estiver muito baixo:

Coma um pouco de açúcar ou um alimento açucarado (doces, biscoitos, suco de fruta), depois descanse. Sempre carregue consigo doces, biscoitos ou suco de fruta, por precaução.

Quando os sintomas de hipoglicemia tiverem desaparecido ou quando os níveis de glicose no sangue estiverem estáveis, continue seu tratamento com insulina.

Informe às pessoas relevantes que você tem diabetes e quais podem ser as consequências, incluindo o risco de desmaio (ficar inconsciente) durante a hipoglicemia.

Informe às pessoas relevantes que se você desmaiar, eles devem virar você de lado e procurar ajuda médica imediatamente. Eles não devem lhe dar qualquer comida ou bebida. Isso pode engasgá-lo.

Você pode se recuperar mais rapidamente da inconsciência com uma injeção do hormônio glucagon dada por alguém que saiba como usá-lo. Se você receber glucagon, você precisará de glicose ou de um alimento açucarado assim que recuperar a consciência. Se você não responder ao tratamento com glucagon, você terá de ser tratado no hospital. Entre em contato com seu médico ou uma unidade de emergência após uma injeção de glucagon para descobrir a razão da sua hipoglicemia a fim de evitá-la outras vezes.

  • Se uma hipoglicemia grave e prolongada não for tratada poderá causar dano cerebral (temporário ou permanente) e até mesmo morte;
  • Se você tiver uma hipoglicemia que fizer você desmaiar, ou hipoglicemias frequentes, converse com seu médico. A quantidade ou intervalo de aplicações de sua insulina, sua alimentação ou exercícios podem necessitar de ajustes.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 08007226001, se você precisar de mais orientações.

Alguns medicamentos alteram sua concentração de açúcar no sangue e isso podem influenciar a sua dose de insulina. Estão listados a seguir os medicamentos mais comuns que podem afetar seu tratamento com insulina. Consulte seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se você está usando ou usou recentemente outros medicamentos, mesmo aqueles não prescritos. Informe seu médico, principalmente, se você está usando algum dos medicamentos abaixo que podem afetar seu nível de açúcar no sangue.

Se você usar algum dos medicamentos a seguir, seu nível de açúcar no sangue pode diminuir (hipoglicemia):

Antidiabéticos orais, inibidores da monoaminoxidase (IMAO) (usados para tratar depressão), beta-bloqueadores (usados para tratar pressão alta), inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) (usados para tratar certas condições cardíacas ou pressão alta), salicilatos (usados para aliviar a dor e baixar a febre), esteroides anabólicos (como testosterona), sulfonamidas (usadas para tratar infecções) e outros medicamentos para o tratamento do diabetes.

Se você usar algum dos medicamentos a seguir, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar (hiperglicemia):

Anticoncepcionais orais (para o controle de natalidade), tiazidas (usadas para tratar hipertensão arterial e retenção excessiva de líquido), glicocorticoides (como “cortisona”, usados no tratamento da inflamação), hormônios da tireoide (usados para tratar distúrbios da glândula tireoide), simpatomiméticos (como epinefrina [adrenalina], ou salbutamol, terbutalina usados para tratar asma), hormônio do crescimento (medicamento para estimulação do crescimento somático e esquelético e que exerce grande influência nos processos metabólicos do corpo) e danazol (medicamento que atua na ovulação).

Octreotídeo e lanreotídeo (usados no tratamento de acromegalia, um distúrbio hormonal raro que, geralmente, ocorre em adultos de meia idade, causada pelo excesso de produção de hormônio de crescimento pela hipófise) podem diminuir ou aumentar seu nível de açúcar no sangue.

Os beta-bloqueadores (usados no tratamento da pressão alta) podem reduzir ou ocultar os primeiros sintomas de alerta que lhe ajudam a reconhecer uma hipoglicemia.

Tiazolidinedionas (classe de medicamentos antidiabéticos orais usados para o tratamento de diabetes tipo 2)

Alguns portadores de diabetes tipo 2 de longa data, com doença cardíaca ou derrame prévio que são tratados com tiazolidinedionas em combinação com insulina podem desenvolver insuficiência cardíaca.

Informe seu médico assim que possível, se você apresentar sinais de insuficiência cardíaca como falta de ar, ou aumento rápido no peso, ou inchaço localizado (edema).

Usando NovoRapid® com alimentos e bebidas

Se você ingerir bebidas alcoólicas, sua necessidade de insulina pode mudar, já que seu nível de açúcar no sangue pode aumentar ou diminuir. É recomendado um monitoramento cuidadoso.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Adultos

Dois estudos de segurança e eficácia, abertos, controlados com comparador ativo, com seis meses de duração1,2 foram realizados para comparar a segurança e eficácia de Insulina Asparte e Insulina Asparte em pacientes adultos com diabetes tipo 1. Visto que os desenhos e os resultados dos estudos foram muito similares, os dados mostrados são apenas de um estudo. Insulina Asparte foi administrado subcutaneamente imediatamente antes das refeições e insulina humana regular foi administrada subcutaneamente 30 minutos antes das refeições. A insulina humana NPH foi administrada como insulina basal em dose única diária ou em doses divididas. Alterações ma HbA1c e as taxas de incidência de hipoglicemia grave (determinada pelo número de eventos que requer intervenção por terceiros) foram comparáveis entre os dois tratamentos neste estudo assim como no outro estudo clínico mencionado. Cetoacidose diabética não foi relatada em nenhum dos estudos com adultos e nenhum dos grupos de tratamento.

Tabela 1. Administração subcutânea de Insulina Asparte em pacientes com diabetes tipo 1 (24 semanas; n=882)2

Insulina Asparte + insulina NPHInsulina Asparte + insulina NPH
N596286
HbA1c inicial (%)*7,9 ± 1,18,0 ± 1,2
Alteração da HbA1c inicial (%)0,1 ± 0,80,0 ± 0,8
Diferença entre os tratamentos na média da HbA1c (95% intervalo de confiança)-0,2 (-0,3, -0,1)
Dose de insulina inicial (UI/Kg/24 horas)*0,7 ± 0,20,7 ± 0,2
Dose de insulina no final do estudo (UI/Kg/ 24 horas)*0,7 ± 0,20,7 ± 0,2
Pacientes com hipoglicemia grave (n, %)**104 (17%)54 (19%)
Peso corporal inicial (Kg)*75,3 ± 14,575,9 ± 13,1
Variação de peso inicial (Kg)*0,5 ± 3,30,9 ± 2,9

* Valores são a média ± DP.
** Hipoglicemia grave se refere à hipoglicemia associada com sintomas do sistema nervosa central e que requerem a intervenção de outra pessoa ou hospitalização.

Um estudo de segurança e eficácia, aberto, controlado com comparador ativo, com seis meses de duração3 foi realizado para comparar a segurança e eficácia de Insulina Asparte e insulina humana regular em pacientes com diabetes tipo 2 (Tabela 2). Insulina Asparte foi administrado subcutaneamente imediatamente antes das refeições e insulina humana regular foi administrada subcutaneamente 30 minutos antes das refeições. Insulina humana NPH foi administrada como insulina basal em dose única diária ou em doses divididas. Alterações na HbA1c e as taxas de hipoglicemia grave (determinada pelo número de eventos que requer intervenção por terceiros) foram comparáveis em ambos os tratamentos.

Tabela 2. Administração subcutânea de Insulina Asparte em pacientes com diabetes tipo 2 (6 meses; n=176)3

Insulina Asparte + insulina NPHInsulina Asparte + insulina NPH
N9086
HbA1c inicial (%)*8,1 ± 1,27,8 ± 1,1
Alteração da HbA1c inicial (%)-0,3 ± 1,0-0,1 ± 0,8
Diferença entre os tratamentos na média da HbA1c (95% intervalo de confiança)-0,1 (-0,4, -0,1)
Dose de insulina inicial (UI/Kg/24 horas)*0,6 ± 0,30,6 ± 0,3
Dose de insulina no final do estudo (UI/Kg/ 24 horas)*0,7 ± 0,30,7 ± 0,3
Pacientes com hipoglicemia grave (n, %)**0,7 ± 0,35 (8%)
Peso corporal inicial (Kg)*88,4 ± 13,385,8 ± 14,8
Variação de peso inicial (Kg)*1,2 ± 3,00,4 ± 3,1

* Valores são a média ± DP.
** Hipoglicemia grave se refere a hipoglicemia associada com sintomas do sistema nervosa central e que requerem a intervenção de outra pessoa ou hospitalização.

População pediátrica

Um estudo de segurança e eficácia, com grupos paralelos e 24 semanas de duração4 com crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 (n = 283) com idade entre 6 e 18 anos, comparou dois regimes de tratamento com múltiplas doses subcutâneas diárias:

Insulina Asparte (n = 187) ou insulina humana regular (n = 96). Insulina NPH foi administrada como insulina basal. Insulina Asparte demonstrou controle glicemico comparável ao da insulina humana regular, como medido pela alteração na HbA1c (Tabela 3) e ambos os grupos de tratamentos tiveram incidência de hipoglicemia comparáveis. A administração subcutânea de Insulina Asparte e insulina humana regular também foi comparada em um estudo de segurança e eficácia com crianças com diabetes tipo 1 ( n = 26) com idade entre 2 e 6 anos com efeito similar na HbA1c e na hipoglicemia5 .

Tabela 3. Administração subcutânea de Insulina Asparte em crianças com diabetes tipo 1 (24 semanas; n=283)4

Insulina Asparte + insulina NPHInsulina Asparte + insulina NPH
N18796
HbA1c inicial (%)*8,3 ± 1,28,3 ± 1,3
Alteração da HbA1c inicial (%)0,1 ± 1,00,1 ± 1,1
Diferença entre os tratamentos na média da HbA1c (95% intervalo de confiança)0,1 (-0,5, -0,1)
Dose de insulina inicial (UI/Kg/24 horas)*0,4 ± 0,20,6 ± 0,2
Dose de insulina no final do estudo (UI/Kg/ 24 horas)*0,4 ± 0,20,7 ± 0,2
Pacientes com hipoglicemia grave (n, %)**11 (6%)9 (9%)
Cetoacidose diabética (n, %)10 (5%)2 (2%)
Peso corporal inicial (Kg)*50,6 ± 19,648,7 ± 15,8
Variação de peso inicial (Kg)*2,7 ± 3,52,4 ± 2,6

* Valores são a média ± DP.
** Hipoglicemia grave se refere a hipoglicemia associada com sintomas do sistema nervosa central e que requerem a intervenção de outra pessoa ou hospitalização.

Gravidez

Um estudo de segurança e eficácia, aberto e randomizado6 comparou Insulina Asparte (n = 157) versus insulina humana regular (n =165) em 322 mulheres grávidas com diabetes tipo 1. Dois terços das pacientes incluídas já estavam grávidas quando entraram no estudo. A taxa de malformações congênitas foi de 5,7% com Insulina Asparte versus 7,3% com insulina humana. A diferença não foi estatisticamente significativa. 80% das pacientes em ambos os grupos alcançou HbA1c média abaixo de 6,5% durante a gravidez, e não houve diferença significativa na incidência de hipoglicemia materna.

A Insulina Asparte reduz de maneira eficiente a glicemia e as excursões glicêmicas com menos eventos hipoglicêmicos noturnos. Estudos clínicos controlados foram conduzidos em aproximadamente 2.000 pacientes, comparando Insulina Asparte (Insulina Asparte) com insulina humana. A terapia intensificada com Insulina Asparte resultou em um controle metabólico superior quando comparado à insulina humana em portador de diabetes tipo 1, quando avaliada a HbA1c após 6 meses de tratamento.

Referências Bibliográficas

1. Estudo: ANA/DCD/035 de segurança e eficácia com seis meses de duração, multicêntrico, multinacional, randomizado, paralelo, aberto, comparando a insulina humana análoga X14 (insulina asparte) com a insulina humana regular como insulina prandial em regime de múltiplas injeções em pacientes com diabetes tipo 1.
2. Estudo: ANA/DCD/036 de segurança e eficácia com seis meses de duração, multicêntrico, randomizado, paralelo, aberto, comparando a insulina humana análoga X14 (insulina asparte) e insulina humana regular, com a insulina humana como insulina prandial em regime de múltiplas injeções em pacientes com diabetes tipo 1.
3. Estudo: ANA/DCD/037 de segurança e eficácia com seis meses de duração, multicêntrico, randomizado, paralelo, aberto, comparando a insulina humana análoga X14 (insulina asparte) e a insulina humana regular, com a insulina humana como insulina prandial em regime de múltiplas injeções em pacientes com diabetes tipo 2.
4. Estudo: ANA-2126 Terapia basal/ bolus com insulina asparte (NovoRapid®) versus insulina humana regular (Novolin® R) ou insulina lispro (Humalog®) em combinação com a NPH: estudo aberto, randomizado, grupos paralelos, multicêntrico em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.
5. Estudo: ANA-1415 Terapia com insulina asparte prandial versus terapia com insulina humana prandial em crianças de 2 a 6 anos de idade com diabetes tipo 1. Estudo de segurança e eficácia randomizado, multicêntrico, aberto e cruzado.
6. Estudo: ANA-1474 de segurança e a eficácia randomizado, grupos paralelos, aberto, multinacional comparando a insulina asparte (NovoRapid®) com a insulina humana (Novolin® R), usado em regime de injeções múltiplas, no tratamento de diabetes tipo 1 em gestantes, focando nos resultados de hipoglicemia materna e na gravidez.

Características Farmacológicas

Propriedades Farmacodinâmicas

Mecanismo de Ação

Insulina Asparte apresenta um início de ação mais rápido comparado à insulina humana regular, juntamente com uma concentração de glicose reduzida, como avaliado dentro das primeiras quatro horas após uma refeição. Insulina Asparte tem uma menor duração de ação comparado à insulina humana regular após injeção subcutânea.

Quando Insulina Asparte é injetado subcutaneamente, o início de ação ocorre de 10 a 20 minutos da injeção. O efeito máximo é exercido entre 1 e 3 horas após a injeção. A duração de ação é de 3 a 5 horas.

A Insulina Asparte é equipotente à insulina humana regular em base molar.

Adultos

Estudos clínicos com pacientes com diabetes Tipo 1 demonstraram uma glicemia pós-prandial inferior com Insulina Asparte quando comparado com insulina humana regular. Em dois estudos abertos de longa duração com pacientes com diabetes Tipo 1, compreendendo 1070 e 884 pacientes, respectivamente, Insulina Asparte reduziu a hemoglobina glicada em 0,12 pontos percentuais [95% I.C. 0,03;0,22] e 0,15 pontos percentuais [95% I.C. 0,05;0,26] quando comparado à insulina humana regular;a uma diferença de limitada significância clinica.

Idosos

Um estudo farmacocinético/farmacodinâmico duplo-cego cruzado, randomizado comparando Insulina Asparte com insulina humana regular foi realizado com pacientes idosos com diabetes tipo 2 (19 pacientes com idade de 65 a 83 anos, idade média 70 anos). As diferenças relativas nas propriedades farmacodinâmicas (GIRmax,AUCGIR, 0-120 min) entre Insulina Asparte e insulina humana regular em idosos foram similares àquelas observadas em voluntários sadios e em pacientes mais jovens com diabetes.

Crianças e adolescentes

Quando administrado em crianças, Insulina Asparte demonstrou controle similar da glicose a longo prazo quando comparado à insulina humana regular. Um estudo clínico comparando insulina humana regular pré-prandial com Insulina Asparte pós-prandial foi realizado com crianças pequenas (26 pacientes com idade de 2 a 6 anos) e um estudo farmacocinético/farmacodinâmico de dose única foi realizado em crianças (6-12 anos) e adolescentes (13-17 anos). O perfil farmacodinâmico da Insulina Asparte nas crianças foi similar ao observado em adultos.

Estudos clínicos em pacientes com diabetes Tipo 1 demonstraram um risco reduzido de hipoglicemia noturna com Insulina Asparte quando comparado com insulina humana regular. O risco de hipoglicemia durante o dia não foi significativamente aumentado.

Gravidez

Um estudo clínico comparando a segurança e eficácia da Insulina Asparte versus insulina humana regular no tratamento de mulheres grávidas com diabetes Tipo 1 (322 grávidas expostas (Insulina Asparte: 157; insulina humana regular: 165)) não indicou nenhum efeito adverso da Insulina Asparte na gravidez ou na saúde do feto/recém-nascido. Adicionalmente, os dados de um estudo clínico incluindo 27 mulheres com diabetes gestacional, randomizadas para tratamento com Insulina Asparte versus insulina humana (Insulina Asparte: 14; insulina humana regular: 13) demonstraram perfis de segurança similares entre os tratamentos assim como aumento significativo no controle da glicemia pós-prandial no grupo tratado com Insulina Asparte.

Propriedades Farmacocinéticas

Na molécula de Insulina Asparte, a substituição do aminoácido prolina pelo ácido aspártico na posição B28 reduz a tendência à formação de hexâmeros, conforme observado com a insulina humana regular. Insulina Asparte é, portanto, mais rapidamente absorvido da camada subcutânea em comparação à insulina humana regular.

O tempo para atingir a concentração máxima é, em média, metade daquele para a insulina humana regular. Uma concentração plasmática máxima média de 492 pmol/L foi atingida em 40 minutos após uma dose subcutânea de 0,15 U/Kg de peso corporal em pacientes com diabetes tipo 1. As concentrações de insulina retornam ao nível basal em aproximadamente 4 a 6 horas após a aplicação.

A taxa de absorção foi relativamente mais lenta em portadores de diabetes tipo 2, resultando em uma Cmax menor (352 ± 240 pmol/L) e um tmax mais tardio (60 minutos). A variabilidade intraindividual no tempo para a concentração máxima é significativamente menor para Insulina Asparte do que para a insulina humana regular, enquanto a variabilidade intraindividual no Cmax para Insulina Asparte é maior.

Crianças e adolescentes

As propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas de Insulina Asparte foram investigadas em crianças (6-12 anos) e adolescentes (13-17 anos) com diabetes Tipo 1. A Insulina Asparte foi rapidamente absorvida em ambos os grupos de idade, com tmax similares aos dos adultos. Entretanto, a Cmax diferiu entre os grupos de idade, enfatizando a importância da titulação individual de Insulina Asparte.

Idosos

As diferenças relativas nas propriedades farmacocinéticas entre Insulina Asparte e insulina humana regular em pacientes idosos (65-83 anos, idade média 70 anos) com diabetes tipo 2 foram similares àquelas observadas em voluntários sadios e em pacientes mais jovens com diabetes. Uma taxa de absorção diminuída foi observada em idosos, resultando em um tmax posterior (82 minutos (faixa interquartil: 60-120)), enquanto o Cmax foi similar ao observado em pacientes mais jovens com diabetes tipo 2 e levemente menor do que em pacientes com diabetes tipo 1.

Disfunção hepática

Um estudo farmacocinético de dose única de Insulina Asparte foi realizado com 24 voluntários com função hepática variando de normal a severamente alterada. Em pacientes com disfunção hepática a taxa de absorção foi reduzida e mais variável, resultando em tmax atrasado de 50 min, aproximadamente, em pacientes com função hepática normal à 85 min em pacientes com disfunção hepática moderada e severa. AUC, Cmax e CL/F foram similares em pacientes com função hepática reduzida comparado com pacientes com função hepática normal.

Disfunção renal

Um estudo farmacocinético de dose única de Insulina Asparte foi realizado com 18 voluntários com função renal variando de normal a severamente alterada. Nenhum efeito aparente dos valores de clearance da creatinina na AUC, CL/F e Cmax de Insulina Asparte foi encontrado. Os dados foram limitados em pacientes com disfunção renal moderada e severa. Pacientes com disfunção renal que necessitam de tratamento com diálise não foram investigados.

Dados de segurança pré-clínicos

Dados não clínicos não revelam perigo especial para humanos, tendo como base os estudos convencionais de farmacologia de segurança, toxicidade de dose repetida, genotoxicidade e toxicidade para reprodução. Em testes in vitro, incluindo a ligação aos receptores de insulina e de IGF-1 e efeitos no crescimento celular, a Insulina Asparte se comportou de maneira extremamente similar à insulina humana. Estudos também demonstraram que a dissociação da ligação com o receptor de insulina da Insulina Asparte é equivalente à da insulina humana.

Antes de aberto, NovoRapid® que não está sendo utilizado deve ser conservado sob refrigeração, temperatura entre 2 °C e 8 °C, distante do congelador. Não congelar.

Medicamentos não devem ser descartados pelo encanamento ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos que já não são necessários. Estas medidas ajudarão a proteger o meio ambiente.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Exclusivo Sistema de aplicação

NovoRapid® FlexPen® que está sendo usado ou carregado como reserva, armazenar à temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob refrigeração entre 2 °C e 8 °C, distante do compartimento do congelador, por no máximo 4 semanas. Não congelar.

Sempre mantenha NovoRapid® FlexPen® tampado quando você não estiver utilizando-o para protegê-lo da luz. NovoRapid® deve ser protegido do calor excessivo e luz.

Exclusivo Frasco-ampola

NovoRapid® que está sendo usado ou carregado como reserva não deve ser mantido em refrigerador. Você pode carregá-lo com você e mantê-lo à temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) por até 4 semanas.

Após aberto, válido por 4 semanas, sendo armazenado à temperatura ambiente entre 15 °C e 30 °C.

Sempre mantenha o frasco-ampola na embalagem externa quando você não estiver utilizando-o para protegêlo da luz. NovoRapid® deve ser protegido do calor excessivo e luz.

Exclusivo Carpule

NovoRapid® Penfill® que está sendo usado ou carregado como reserva não deve ser mantido em refrigerador. Você pode carregá-lo com você e mantê-lo à temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) por até 4 semanas.

Após aberto, válido por 4 semanas, sendo armazenado à temperatura ambiente entre 15 °C e 30 °C.

Sempre mantenha o carpule na embalagem externa quando você não estiver utilizando-o para protegê-lo da luz. NovoRapid® deve ser protegido do calor excessivo e luz.

Características do medicamento

NovoRapid® é uma solução aquosa com aspecto límpido e incolor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Registro MS117660016

Farmacêutico responsável:
Luciane M. H. Fernandes
CRF/PR n° 6002

Sistema de aplicação/Carpule

Fabricado por:
Novo Nordisk A/S
DK-2880, Bagsvaerd, Dinamarca

Ou

Novo Nordisk A/S
DK-4400 Kalundborg, Dinamarca

Ou

Novo Nordisk Pharm. Industries LP.
Clayton, Estados Unidos da América

Ou

Novo Nordisk Production SAS
45 Avenue d’Orléans, 28000, Chartres, França

Importado por:
Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda.
Rua Prof. Francisco Ribeiro, 683
CEP: 83707-660
Araucária/PR
CNPJ: 82.277.955/0001-55

Ou

Fabricado por:
Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda.
Avenida C, 1413 CEP: 39404-004
Montes Claros/MG

Registrado e comercializado por:
Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda.
Rua Professor Francisco Ribeiro, 683
CEP: 83707-660
Araucária/PR
CNPJ: 82.277.955/0001-55
Indústria Brasileira

Disk Novo Nordisk:
0800 14 44 88

Venda sob prescrição médica.

Frasco-ampola

Fabricado por:
Novo Nordisk Pharm. Industries LP.
Clayton, Estados Unidos

Ou

Novo Nordisk A/S
DK-2880, Bagsvaerd, Dinamarca

Ou

Novo Nordisk A/S
Hallas Allé DK-4400 Kalundborg, Dinamarca

Importado por:
Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda.
Rua Prof. Francisco Ribeiro, 683
CEP: 83707-660
Araucária/PR
CNPJ: 82.277.955/0001-55

Disk Novo Nordisk:
0800 14 44 88

Venda sob prescrição médica.

NovoRapid®, FlexPen® e NovoFine® são marcas registradas de propriedade da Novo Nordisk A/S.

Fontes consultadas

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento NovoRapid® FlexPen®, NovoRapid® e NovoRapid® Penfill®.


Informações Profissionais
Fabricante: Novo Nordisk
Tipo do Medicamento: New
Necessita de Receita: Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Princípio Ativo: Insulina Asparte
Categoria do Medicamento: Diabetes
Classe Terapêutica: Insulina Humana e Análogos, de Ação Rápida
Especialidades: Endocrinologia